Dúvidas Frequentes

P1 – Acabei colher o meu Papanicolau. Tenho que levá-lo ao laboratório agora (imediatamente)?

R1 – O ginecologista aplica um fixador no material colhido que o conservará em boas condições para análise por alguns dias. Mas atenção: O material está depositado em uma lâmina de vidro fina que pode se quebrar dificultando muito ou até mesmo impedindo a análise. Mantenha o material protegido contra quedas e choques. Não é preciso guardá-lo na geladeira.

 

P2 – Acabei de ser submetido a uma biópsia e vou levar o material ao laboratório. Tenho que levá-lo imediatamente? Se houver demora o material vai se estragar?

R2 – O ideal é que o material dê entrada no laboratório sem demoras desnecessárias. Entretanto, seu médico deve ter colocado a biópsia em um frasco com formol, que é um fixador que conserva o tecido humano por um tempo prolongado (mas começa a perder a qualidade depois de 48 horas).
Na impossibilidade de trazer o material ao laboratório no mesmo dia, não haverá problema com a qualidade do mesmo se trouxer no dia seguinte, ou até dois dias depois. Mas cuidado: Não deixe o frasco se quebrar e não deixe vazar o formol (que é uma substância química tóxica e irritante).

 

P3- A punção aspirativa colhida às 17:30 horas, precisa entrar no Laboratório ainda hoje ou pode ser amanhã?

R3- Em geral, das punções aspirativas são confeccionados esfregaços citológicos colocados em um frasco com álcool (fixador). Isto manterá as células em boas condições para análise até o dia seguinte, quando deverá dar entrada no Laboratório.
Se, o material aspirado for conteúdo de cisto (líquido) aí sim, o material deverá dar entrada no Laboratório no mesmo dia.