Casos especiais (Medula óssea, Biópsias por agulha, e Outras)

1 – Exame

Biópsia de medula óssea

Finalidade

Diagnosticar doenças hematológicas por meio do exame microscópico do tecido hematopoético (tecido que produz as células do sangue, presente na medula óssea).

Material

Fragmento do osso medular retirado do paciente pelo médico.

Técnica Utilizada

Microscopia, para a qual o material é preparado no Laboratório por meio de cortes extremamente finos que são corados pela Hematoxilina-Eosina e outras técnicas especiais. Requer fixador específico para este tipo de material, devendo ser evitado o Formol (ver abaixo).

Envio e Transporte ao Laboratório Micromed

O material deve ser enviado em FIXADOR ESPECÍFICO PARA MEDULA ÓSSEA, em frasco apropriado com identificação por meio de etiqueta verde. O Laboratório disponibiliza este fixador específico, mediante solicitação. IMPORTANTE: Anotar, na requisição de biópsia, a DATA e o HORÁRIO em que a biópsia foi realizada e AVISAR o LABORATÓRIO IMEDIATAMENTE (3222-2533).

 

2 – Exame

Biópsia por agulha cortante ou “core biopsy” (biópsia em que fragmentos de tecido são retirados por meio de agulha cortante).

Finalidade

Obter diagnóstico definitivo, do qual dependerá o tratamento a ser dado ao paciente. Alguns exemplos comuns de órgãos sujeitos a biópsias por agulha: fígado, próstata, mama, pulmão, mediastino, etc).

Técnica Utilizada

Microscopia, para a qual o material é preparado no Laboratório por meio de cortes extremamente finos que são corados pela Hematoxilina-Eosina e outras técnicas especiais.

Envio e Transporte ao Laboratório Micromed

O material deve ser fixado em formol a 10% (ao qual adicionamos o corante Eosina, permitindo melhor visualização dos pequenos fragmentos de tecido). O Laboratório disponibiliza o fixador, em recipientes apropriados, mediante solicitação.

 

3 – Outros exames

Certos tipos de material podem necessitar de fixadores especiais, pois em alguns casos a fixação em Formol não dá bons resultados. É o que ocorre, por exemplo, com biópsias de testículo (que requer fixador de Bouin) e biópsias com suspeita clínica de Doenças de Depósitos, que também podem requerer fixadores especiais. Nesses casos, entrar previamente em contato com o Laboratório, para que possam ser fornecidos os esclarecimentos necessários e fornecido o fixador mais adequado.